I. Plano de Aula: Data: 2013
II. Dados de Identificação:
Disciplina: MATEMÁTICA Série:
9º ANO EF
III. Currículo Mínimo:
- Identificar
situações-problema que podem ser resolvidas por equações do 2º grau.
- Resolver problema envolvendo
equação do 2º grau.
IV. Objetivos:
Identificar e solucionar problemas
envolvendo equações do segundo grau.
V. Conteúdo:
Equação do 2º grau
VI. Desenvolvimento do tema:
Propor aos alunos a situação:
Pedro perguntou a Marcos qual é a sua idade. Marcos respondeu que sua idade ao quadrado menos 5 vezes a sua idade é igual a quatorze anos. Qual é a idade de Marcos?
Transformar a situação em uma sentença matemática:
X2 –
5x = 14
Explicar ao aluno que a equação do 2º
grau tem a forma geral.
aX2 –
bx + c = 0
Mostrar como resolvê-la. Podemos
utilizar a sugestão
Chegaremos a conclusão de que X1 =
7 e X2 = - 2
Como X é a idade, X não pode ser
negativo, portanto Marcos tem 7 anos.
VII. Recursos didáticos:
Conversa informal, quadro, caneta.
VIII. Avaliação:
Observação e aplicação dos
exercícios.
Bibliografia: Oficina de matemática:
Ensinação
Currículo do Estado de São
Paulo Matemática e suas tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário