segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula - Equação do 2° grau

Plano de aula
Conteúdo:  
-Equação do 2º grau

Tempo previsto:
-3 semanas

Objetivo: 
- Compreensão da Equação do 2º grau como uma pergunta e capacidade de expressão de tal pergunta em termos algébricos: compreensão das técnicas necessárias para a resolução de uma equação do 2º grau.
- Contextualização das noções aprendidas sobre resolução de equações do 2º

Justificativas:
- Reconhecer uma equação do 2º grau
- Resolução de equações completas do 2º grau representadas na forma fatorada
- Resolução de equações do 2º grau por meio da fórmula de Bhaskara

Estratégias:
- Retomar conhecimentos de sistema de numeração, conjunto dos números naturais, conjunto dos números inteiros, fatoração e produtos notáveis
-  Apresentação de uma coleção de problemas representativos da temática estudada para consolidar por meio deles os conhecimentos sobre o tema
Atividades:
1ª) Eu deveria dividir 4,5 por um número x, mas me distraí e, em vez da divisão, fiz a subtração. Ao refazer os cálculos, encontrei, no entanto, o mesmo resultado de antes. Foi muita coincidência : isso só acontece para dois valores de x. Vamos descobrir quais são?
Equação: 4,5 : x = 4,5 - x  
               x² - 4,5x + 4,5 = 0
2ª)Um canteiro retangular tem 4m de comprimento de comprimento e 3m de largura. Ao seu redor, externamente, será feita uma calçada de largura x. Há material para cimentar uma área de 30m². Para se aproveitar todo esse material, qual deve ser a largura x dessa calçada?
Dica: A área do retângulo menor é 12m².
        A área do retângulo maior, em metros quadrados é: (4 + 2x) . (3 + 2x).
        A área da calçada é a diferença entre as áreas desses retângulos.
        Área da calçada em metros quadrados é : (4 + 2x) . (3 + 2x) - 12 
        Como essa área deve ser de 30m², você chega a uma equação do 2ºgrau. O resto é com você.

Recursos materiais e tecnológicos necessários:
- Livro didático
- Caderno do Aluno
- Caderno do Professor
- Data Show/Computador
- lousa/giz
- lápis/borracha

Avaliação:
- Compreensão da fórmula de Bhaskara
- Conceitual e procedimental
- Resolução de problemas em diferentes contextos.
Recuperação:

- Retomada do conteúdo com atividades diferenciadas.

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